Benefícios do mel para a saúde

O mel é um alimento altamente poderoso, ele é bastante consumido e requisitado na culinária brasileira, em especial no preparo de chás por exemplo.

Além dos inúmeros benefícios para a nossa saúde, o mel possui uma peculiaridade bem atrativa. Me refiro à sua versatilidade de preparo; ou seja, o mel pode ser combinado com uma série de outros alimentos benéficos  para a nossa saúde.

Em se tratando de receitas, o mesmo pode ser utilizado em uma série de alimentos, como doces, chás, entre outros.  Tendo em mente a popularidade e poder do mel, iremos hoje mostrar para você, quais são os principais benefícios deste alimento.

1128182316 – Liquid honey dripping from dipper Credito: iStock/Getty Images

A seguir iremos abordar justamente quais são os benefícios do mel para a nossa saúde. Após descobrir quais são esses benefícios do mel, você com certeza irá consumir este alimento com uma certa frequência considerável.

Combate a gripe: O mel ajuda a fortalecer o nosso organismo, com isso, complicações de saúde não tão séria como a gripe e o resfriado por exemplo, são evitadas. Além de evitar esse tipo de complicação, o meu também ajuda a combater a gripe, caso você já esteja gripado

Uma boa receita natural para combater a gripe é utilizar o mel com limão. No caso do limão por exemplo, o mesmo possui a vitamina C, um nutriente altamente eficiente contra complicações como a gripe por exemplo.

Evita doenças respiratórias: As doenças respiratórias ocorrem devido às inflamações existentes no pulmão. No caso da Bronquite por exemplo, os brônquios ficam inchados, e com isso ocorre sintomas como falta de ar por exemplo.

O mel possui funções anti-inflamatórias, por este motivo ele pode prevenir e até auxiliar no combate deste tipo de complicação. Além da Bronquite, a Asma também pode ser prevenida com a utilização do mel corriqueiramente nas suas refeições.

Dor de garganta: A dor de garganta é uma complicação que consiste em inflamação no local, e isso pode ocasionar dores insuportáveis.

O mel pode prevenir esse tipo de complicação, e além disso, este poderoso alimento também auxilia no combate desse tipo de evento. O mel com limão é uma receita ideal para gripe, e também para conter a temida dor de garganta.

Pele saudável: Esteticamente falando, o mel pode ser um grande aliado de quem se preocupa com a saúde. Ele possui propriedades que removem e previnem manchas na pele, e além disso, eliminam outros tipos de complicações na pele.

Basta passar um pouco de mel cristalizado na sua pelo, e massagear o local. Após isso, lave bem o seu rosto, e repita a aplicação por pelo menos 10 vezes ao mês.

Previne o Câncer: O mel contém uma boa quantidade antioxidantes, e essas substâncias eliminam o excesso de células cancerosas, que desenvolvem a doença posteriormente.

O mel e a balança

Em se tratando de dieta, creio que o mel deve ser utilizado cautelosamente. Digo isso pelo fato de que esse alimento é bem calórico, ele pode muito bem substituir o açúcar por exemplo. Por este motivo, consuma o mel com moderação, caso você esteja em plena dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *